top of page

Interpretando os resultados

   Em crianças com idade inferior a 10 anos, o nível de desempenho não é o primordial. As crianças desta faixa etária deverão essencialmente aprender e executar com sucesso os diferentes itens da avaliação.  

   Abaixo são apresentadas TABELAS DE REFERÊNCIA de cada item avaliado, algumas separadas por sexo e idade, para você comparar os resultados que seu filho(a) obteve na avaliação.

   Essas tabelas são resultados de estudos validados e com número expressivo de indivíduos.

 

 

Peso para altura

Envergadura

      Normalmente a envergadura coincide com a altura da pessoa, porém em atletas essa proporção dificilmente prevalece. Em geral, nas modalidades esportivas que recrutam muito os membros superiores, como natação, vôlei, basquete, lutas, a envergadura de um atleta tende a ser maior do que a sua altura.

      Uma competição de natação, que pode ser decidida na última braçada, isso pode representar ganhar ou perder a prova.          

     Em modalidades que a altura é um diferencial, como no basquete e vôlei, ter uma envergadura maior significa alcançar alturas maiores, o que pode levar um atleta a pegar mais rebotes, ou no caso do vôlei conseguir fazer mais bloqueios. 

IMC - Índice de Massa Corporal

      A tabela de IMC foi desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para auxiliar a população mundial a controlar seu próprio peso, e combater a crescente "epidemia" de obesidade, que vem se agravando cada vez mais com o sedentarismo e a facilidade de acesso as comidas prontas e rápidas. 

       Valores para PESO NORMAL, estão entre os valores de BAIXO PESO e SOBREPESO.

 

Sentar e alcançar

      A flexibilidade é um importante componente da aptidão física relacionada a saúde, por estar ligado, quando em níveis adequados, a prevenção de alterações posturais, dores lombares e a um menor risco de lesões. Portando sempre devem ser praticados exercícios de alongamento para melhorar e manter um bom nível de flexibilidade. 

      Este teste avalia o nível de flexibilidade da musculatura posterior da coxa, quadril e lombar. 

      A tabela mostra valores em centímetros.

    Valores ABAIXO do estabelecido na tabela de acordo com idade e sexo, são considerados na Zona de Risco a Saúde e valores IGUAIS ou ACIMA são considerados dentro da Zona Saudável.

 

 

Equilíbrio na trave

      O desenvolvimento motor, na infância, caracteriza-se pela aquisição de habilidades motoras, que oportunizam um domínio do corpo estático ou dinâmico (andar, correr, saltar, receber, arremessar e chutar uma bola, etc). Tais habilidades básicas são requisitadas na vida diária da criança, tanto na escola como em casa, a fim de atender aos seus diversos propósitos.

        Quando a capacidade de coordenação motora é adquirida mais cedo, a criança poderá apresentar mais facilidades na realização de tarefas mais complexas para vida escolar, social e esportiva. 

         Cada ação motora é embasada por uma ou mais capacidades. Uma das capacidades que embasam o desempenho em habilidades motoras é a coordenação motora. Um dos testes utilizados para avaliação desta capacidade é o KTK (Körperkoordination Test für Kinder).

         O equilíbrio na trave é um dos testes da bateria do KTK, que avalia o equilíbrio dinâmico da criança.

         A tabela é para ambos os sexos.

 

Impulsão horizontal

      A força e a resistência muscular são componentes da aptidão física relacionada à saúde e estão diretamente associadas à independência das pessoas realizarem suas atividades no dia a dia, quando se carrega uma sacola de compras ou quando se sobe uma escada, um percentual da força ou da resistência muscular é utilizado para que a tarefa seja realizada.

        Este teste avalia força explosiva das pernas e as tabelas mostram os valores em centímetros.

        Tabela rosa feminino.

        Tabela azul masculino.

 

Saltos laterais

      As capacidades coordenativas permitem ao indivíduo identificar a posição do seu corpo (ou parte dele) no espaço, a sintonização espaço-temporal dos movimentos, reagir prontamente a diversas situações, manter-se em equilíbrio, ainda que em situações dificultadas, ou realizar gestos com referência a ritmos pré-determinados. Assim, as capacidades coordenativas desempenham um papel primordial na estrutura do movimento, com reflexos nas múltiplas aptidões necessárias para responder às exigências do dia-a-dia, do trabalho e do desporto.

       Bons níveis de desempenho coordenativo são necessários para a aquisição de habilidades motoras, cujos níveis de proficiência influenciarão no processo de desenvolvimento motor das crianças. 

         Saltos laterais é outro teste da bateria do KTK, que avalia lateralidade e equilíbrio dinâmico da criança.

         A tabela é para ambos os sexos.

 

Corrida no quadrado

        Agilidade é a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. Os fatores que podem influenciar a agilidade são: força, velocidade, flexibilidade e coordenação. 

       Em modalidades de quadra como futsal, basquete e vôlei, uma boa agilidade do atleta ajuda-o a se deslocar mais rápido, com mais eficiência, possibilitando pegar um bola mais rápido ou fazer dribles no adversário.

         Este teste avalia agilidade e velocidade da criança.

         A tabela mostra valores em segundos e milésimos de segundo.

         Tabela rosa feminino.

         Tabela azul masculino.

 

bottom of page